newsletter Diretório da Ótica

subscrever
A
imprimir A A A
Fevereiro 2015

Prats apresenta Celia Sánchez-Ramos em Portugal

A diretora do departamento de ótica da Universidade de Complutense de Madrid estará em Portugal para explicar, em primeira mão, os meandros da investigação da luz como fatores tóxicos para o sistema visual e a sua proteção através do que filtro CSR (Certificado de Segurança Retiniana). A sua conferência terá lugar dia 14 de fevereiro, durante o 6º Congresso Nacional da Ótica Ocular, na sala C6/C7, pelas 17:15 horas.

Celia Sánchez-Ramos e a sua equipa conseguiram provar os efeitos nocivos da exposição excessiva à luz, especialmente a luz azul e branca. As consequências são devastadoras, com o aumento de danos e até mesmo morte das células do epitélio pigmentar da retina. Se considerarmos que hoje a população em geral passa mais de seis mil horas por ano submetida à iluminação natural e artificial, extrapola-se facilmente os malefícios aumentados para a saúde retiniana, sendo que este é um tecido que não se regenera.

Como proteção contra esta luminosidade específica, os investigadores de Madrid apresentaram o filtro amarelo por ser o mais semelhante aos processos de defesa naturais do olho. E assim surgem as lentes CSR da Prats, empresa que assumiu a produção do filtro resultante do trabalho de Celia Sánchez-Ramos.


voltar